Finança do Casal Que Prospéra 

Conheça dicas práticas para planejar as despesas da família, casal de mãos dadas.

O Casal precisa falar abertamente sobre dinheiro e orçamento

Se há um tema sobre o qual um casal não pode deixar de falar é dinheiro. 

A responsabilidade de manter uma casa, pagar as contas e pensar no futuro é grande e deve ser compartilhada, dividida entre os dois.

A tarefa fica ainda mais complexa quando se tem filhos e outros compromissos e despesas chegam. 

O Casal precisa falar abertamente sobre dinheiro e orçamento

Se há um tema sobre o qual um casal não pode deixar de falar é dinheiro.  A responsabilidade de manter uma casa, pagar as contas e pensar no futuro é grande e deve ser compartilhada, dividida entre os dois.

A tarefa fica ainda mais complexa quando se tem filhos e outros compromissos e despesas chegam. As finanças do casal são assunto tão sério que, muitas vezes, estão até mesmo por trás de muitos rompimentos. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 57% dos divórcios da última década no Brasil foram motivados por problemas financeiros. Mas, afinal, como falar sobre algo tão importante e sensível sem transformar a conversa necessariamente numa desagradável D.R?

A Finanças Positivas selecionou algumas dicas que especialistas em finanças e planejamento financeiro dão para casais que pretendem começar essa caminhada juntos.

•Conversas sobre finanças

Pode parecer um conselho óbvio. E é mesmo. Falar sobre as finanças do casal é o primeiro

passo. Até porque muitos sequer fazem isso. Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção de Crédito (SPC) e o Banco Central, revelou que 66% dos casais dizem não conversar sobre dinheiro. Outros 21% só tocam no assunto quando a situação das finanças não está boa. Especialistas recomendam que o ideal é que o casal mantenha esse tipo de diálogo, da forma mais franca possível, desde o início do relacionamento. Caso isso não tenha acontecido ainda, sempre é tempo para começar. Momentos que envolvem planejamento e decisões, como, por exemplo, a possibilidade de se casar, morar juntos, ter filhos ou fazer uma viagem, são algumas situações oportunas para incluir o hábito de vez na rotina.

•Conhecer a renda do casal e ter um orçamento

Saber quanto entra de dinheiro na casa durante o mês é o ponto fundamental para definir o valor máximo de despesas que a família poderá ter sem se endividar.

Transparência é a palavra aqui. Só sabendo o quanto ganha e pode gastar junto, o casal poderá planejar o futuro e pensar em investir ou guardar dinheiro para a aposentadoria.

Acertar a divisão das despesas

Há várias formas de definir como as despesas do casal devem ser divididas. Não há uma receita única e infalível.

Ambos trabalham e têm outro tipo de renda? Se sim, ganham salários parecidos ou muito diferentes? São perguntas importantes para decidir que solução adotar.: Se os dois trabalham e têm ganhos parecidos, especialistas sugerem um caminho simples: a divisão meio a meio da conta, e, se os salários forem muito diferentes, com um ganhando muito mais que o outro? Nesse caso, o mais justo parece ser uma divisão proporcional das despesas.

Quem ganha mais, paga mais

De qualquer forma, é importante bater na tecla de que essas são apenas algumas possibilidades. O importante mesmo é que o casal converse e defina junto o modelo que achar mais adequado. O dinheiro de cada um Para preservar a individualidade e evitar que cada um dos parceiros precise prestar contas de todos os gastos que faz ao outro, a solução pode ser combinar uma espécie de “mesada”

Na prática, o jeito mais simples de fazer isso seria estipulando uma quantia fixa mensal que cada um pode gastar com aquilo que quiser. Não esconder despesas do parceiro

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas mostrou que três em cada dez entrevistados admitiram já ter escondido compras do parceiro.

Cerca de 30% dos gastos omitidos foram feitos com aquisição de roupas, calçados e outros acessórios.

Outros 27% foram usados para comprar maquiagens, perfumes e cosméticos.

A justificativa de quase metade dos entrevistados para esconder as despesas – queriam evitar brigas e conflitos -, deixa bem evidente como o tema dinheiro ainda é tabu para muitos casais.

Permissão a Polvora Para a Riqueza

O que está te impedindo de enriquecer pode ser sua própria mentalidade. Seus pensamentos e sentimentos desempenham um papel importante em quanto dinheiro você ganha, como gasta e investe. A maior coisa que o impede de construir riqueza é você, mas se acalme, isso foi construído em sua vida ao passar dos anos, e saiba: começou na infância e você tomou essa visão da vida financeira como um padrão. “Você provavelmente é seu próprio obstáculo financeiro e precisa remover seus medos se quiser criar mais”. Treino meus alunos a intenderem de que o dinheiro primeiro nasce na mente, nos sonhos, no desejo… e só após isso, ele aparece no bolso. Veja como sua mentalidade pode estar te impedindo de controlar suas finanças e fazer as coisas certas com seu dinheiro e investimentos. 

Pare para pensar em quantas vezes passou pela tua cabeça um desejo enorme de comprar um carro, uma casa própria ou até mesmo jantar em um restaurante legal… sendo que em seguida vem uma voz, que nos diz que não temos dinheiro para isso, que é futilidade, que tem tanta gente pior, em situação deplorável! É nessa hora em que a nossa “permissão” vai abaixo de zero, e começamos a nos contentarmos com uma vida mediana, meia-boca. 


Quando nos damos “permissão para enriquecer” começamos a já nos ver em um carro melhor, a sonhar com um apartamento confortável, em uma viagem internacional… a partir daí, em nosso cérebro é acionado um mecanismo de importância, aliado ao entendimento de merecimento, e é nessa hora que damos total autorização para o dinheiro entrar na nossa vida, que parece um passe de mágica e tudo começa a dar certo, fechamos novos clientes, fazemos grandes negócios, sim, e tudo isso se inicia quando na nossa mentalidade, na nossa postura e visão, mudamos a configuração inicial e decidimos que não nascemos só para pagar boletos, e sim Para sermos senhores do dinheiro, e ele, um bom servo. Cada um no seu lugar e cumprindo com perfeição a sua função. 

O Medo te paralisa O medo pode ser um fator poderoso que o impede de pedir um aumento, investir no mercado de ações ou tentar alcançar uma série de outras metas financeiras. Tudo se resume a “você pensar que não pode fazer isso”, Você achando que não é inteligente o suficiente. Você acha que não é bom em matemática ou o que quer que seja". Se você deseja construir riqueza, deve começar dizendo a si que está tudo bem em ter dinheiro. “Um dos maiores obstáculos para ganhar muito dinheiro não é a falta de boas ideias, oportunidades ou tempo, ou sermos muito desleixados, ou estúpidos. É que nos recusamos a nos dar permissão para ficar ricos.” Cada um de nós deve parar de se permitir dizer: “Não posso pagar”. Em vez disso, se forçar a repetir: “O dinheiro flui para mim fácil e livremente”. 

Com certeza, no começo vai parecer um pouco estranho, mas a prática vai ensinar a pensar sobre dinheiro de uma maneira diferente. “Uma vez que você muda seu foco de provar que ‘não posso pagar porque sou pobre, ou porque vim de uma família falida’, para provar que o dinheiro flui para você fácil e livremente, você se abre para as maneiras de fazer o novo mantra verdadeiro”, dizendo: “o dinheiro está disponível, e ele só muda de mão” Tudo muda quando alguma coisa muda, e podemos ter a vida rica que quisermos, mas para isso teremos que fazer as pazes com o dinheiro, e de uma vez por todas dizer que ele é bem-vindo em nossas vidas.

Quatro pilares essenciais para uma vida Blindada 

O segredo do sucesso financeiro, não é gastar menos do que se ganha (embora muitos pensem assim).

Parece simples, mas a trava toda está em colocar em prática. Fato é que para toda movimentação em relação á finanças, mexe não só com a administração da renda, como também com nossas crenças, sobre tudo aquilo que vivemos, sentimos ou vimos no que diz respeito ao dinheiro, entendemos que tido aquilo que não é medido, não pode ser gerenciado, pensando nisso vamos falar de quatro pilares, que pode ser colocado em prática de forma simples e eficaz, chama-se método gcpm, (gerar, cuidar, proteger e multiplicar)uma ferramenta poderosa que vai fazer você fazer as pazes com a vida financeira, vamos lá?!

Pilar gerar

Passamos uma vida toda falando que “ganhamos dinheiro” quando na realidade, a única forma de ganha dinheiro, é quando alguém te dá, ou um premio da loteria, herança ou algo do tipo...do contrário nós geramos dinheiro, á partir do nosso trabalho ou

esforço, quando vemos que um herdeiro gastou toda a herança, ou quem ganhou na mega sena, tornou a fica pobre, foi o ‘’ganhar’’ que os levou a perder todo o dinheiro, pois não houve esforço, valorização e nem propósito na aquisição de tal dinheiro.

Pilar cuidar

o próximo passo, após gerar a renda, é necessário cuidar da renda para que o dinheiro cumpra o seu papel, que é o de ser uma ferramenta e como tal tem que ter sua finalidade definida e não termos sensação de que só se trabalha pra pagar contas e muitas vezes sem ver o dinheiro sobrar, por isso e imprescindível o cuidar da renda.

Pilar proteger

Sabia que quando você adquiri um seguro residencial, ou seguro do carro, entre outros, você está protegendo o seu dinheiro? Sim, pois imagina a situação: fazer a compre de um carro. Que custa caro e deixar o veículo sem seguro e por um infortúnio, acontece um assalto e por você não ter protegido o bem perde todo o dinheiro investido. Devemos considerar que é uma atitude inteligente e óbvia, de que o pilar proteger, traz paz para quem pratica.

Pilar multiplicar

É muito gratificante quando podemos ver o nosso dinheiro multiplicar. Claro que para isso acontecer é necessário o poder da informação, para que no desejo de multiplicar, não corra riscos desnecessários. Ainda em pleno século 21,ainda tem pessoas que deixam o dinheiro guardado na poupança, por acreditar que está fazendo um bom negócio...A rentabilidade da poupança é pequena, em tempos onde temos muitos bancos digitais que são confiáveis, porém essas informações não são divulgadas nas mídias, e, quanto maior for a rentabilidade ,maior a multiplicação do dinheiro.

São pequenos passos como esses citados aqui, que transformam a nossa vida financeira e dessa maneira conseguimos ter uma vida financeira blindada.

Planejamento Financeiro para uma vida tranquila 

Provavelmente você conhece alguém quem mesmo com um salário baixo, e sem se endividar, conseguiu comprar um carro, ou um imóvel ou algo do tipo.

 O segredo dessa pessoa, chama-se: Planejamento Financeiro, é isso que leva pessoas a realizarem seus sonhos e continuar dormindo em paz.

A boa notícia é que fazer um planejamento financeiro, é mais fácil do que se imagina, e você pode fazer sozinho, usando apenas uma folha de papel e caneta, vamos lá?!

primeiro passo, é identificar o custo básico de vida, isso é; saber o quê é essencial para manter o padrão atual de vida, o segundo é fazer ajustes no custo de vida, cortando aquilo que não é importante, para poder sobrar dinheiro.

O terceiro passo é usar o dinheiro dos ajustes, independente do valor para criar uma reserva financeira de paz,(dinheiro esse usado para resolver um imprevisto, e trazer paz e não mais preocupação).Na sequência vem acompanhar as faturas do cartão de crédito, a fim de saber quais parcelas vão findar e automaticamente alimentar a reserva, pois esse valor você pagaria de qualquer forma, e como existe um objetivo, faz com que o uso do cartão de crédito diminua, usar lista para ir ao supermercado e ter claro o objetivo que quer alcançar, pois nosso cérebro precisa de estímulos, do contrário, se mantém na zona de conforto.

Por fim, fugir das armadilhas financeiras, tipo; essa promoção é imperdível, nossa eu mereço comprar isso, ah isso é muito baratinho...cuidado, são esses comportamentos que depois roubam o sono, pelo fato de gastar por impulso.

Mais um ano iniciando, e você pode criar um novo e saudável hábito. Acredito que todos nós nascemos para viver ricamente, para uns isso significa frequentar ótimos restaurantes, para outros comprar carros ou viajar, mas o segredo para alcançar qualquer sonho, desejo ou dormir em paz, é ter planejamento financeiro, pois não é o quanto que você tem de salário, e sim como administra esse valor, pois, quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Você não nasceu só para pagar boletos!!

Desafio você a começar hoje e em pouco tempo vai se orgulhar e ver que pode ir muito mais longe, e alcançar ótimos resultados!

Perfil Financeiro

É o conjunto de características que cada um possui no momento de lidar com o dinheiro, e por conta disso que temos em toda a sociedade

pessoas mais gastonas, outras mais econômicas e assim por diante.

Vamos entender um pouco de cada perfil, que são cinco, e temos um pouco de cada, mesmo que em baixa proporção. O ideal é identificar e trabalhar para ter um perfil financeiro equilibrado.

Poupadores- Pessoas com esse perfil alto, sabem da importância de guardar dinheiro e muitas vezes levam isso ao extremo, e são interpretadas como; pão duro.

Gastadores- Esses tem um lema de vida que é: É melhor viver bem hoje, porque o amanhã pode nem chegar.

Gastam toda a renda, pois são muito dispostos à experimentar coisas novas, inclusive têm muitos hobbies.

Os Gastadores, não possuem reserva de segurança, não gostam de planilhas e são inseguros em relação ao futuro, usam o dinheiro como

uma forma de suprir questões emocionais, geralmente por conta de uma infância pobre.

Descontrolados- Esses não sabem quanto ganham e nem quanto gastam,  o dinheiro parece sumir, pagam sempre as contas atrasadas, por

causa da indisciplina.

Desligados- Poupam oque sobra, escondem os extratos na gaveta para não ter que olhar; entram em vários parcelamentos, mesmo sem saber se poderá pagar; têm dificuldade de seguir um planejamento financeiro.

Financistas- São disciplinados e rigorosos com o controle de gastos; tem o objetivo de fazer compras inteligentes; usam planilha; fazem investimentos e usam o dinheiro como ferramenta, não apenas como propiciador de prazer.

Todos os perfis têm seus pontos positivos.

Para descobrir em qual perfil está, dê notas de 1 a 10 em cada um, de acordo com a sua realidade, a nota do perfil maior, mostrará o estado atual e você poderá buscar o equilíbrio, para ter uma vida financeira saudável e produtiva.

Finanças é o lugar ideal para quem busca informações sobre como administrar seu dinheiro de forma inteligente e eficiente. Aqui você encontrará artigos, dicas e análises sobre investimentos, orçamento pessoal, economia, mercado financeiro e muito mais. Nossos especialistas em finanças fornecem conteúdo de alta qualidade, com linguagem simples e acessível, para ajudar você a tomar decisões mais conscientes e seguras em relação às suas finanças pessoais. Além disso, oferecemos informações atualizadas sobre as melhores opções de crédito, seguros, investimentos e empréstimos. Navegue pela categoria Finanças e descubra como alcançar seus objetivos financeiros de maneira mais eficaz. Não perca tempo, comece agora a cuidar do seu dinheiro!